Portugal é o estado mais antigo da Europa, remontando a sua história ao século XII, quando em 1139 D. Afonso Henriques, rompendo com a soberania de Leão e Castela, declarou a independência do Condado Portucalense.
Foi no reinado de D. Dinis, em 1297, que a assinatura do Tratado de Alcanices, entre Portugal, Leão e Castela, veio finalmente firmar as fronteiras portuguesas. Foi assim que os castelos de fronteira se tornaram os símbolos emblemáticos da independência nacional, delineando os limites extremos do interior do país.
São várias as teorias explicativas e romanceadas para a origem dos castelos dourados representados no escudo e na Bandeira Nacional. Se por um lado existe uma teoria que os identifica como os castelos referentes às sete praças raianas consagradas pelos portugueses no referido Tratado de Alcanices -Roteiro dos Castelos da Bandeira Nacional (Raia) -uma outra, remete para as anteriores vitórias, durante o reinado de D. Afonso III durante a conquista do Algarve integrando-as na coroa de Portugal, então denominado Reino de Portugal e dos Algarves.
Seguindo ambas tradições, sem qualquer fundamento científico e de forma a abranger dois pontos diferentes do território continental Nacional, são apresentados dois circuitos da Bandeira de Portugal.
LOCAIS
Albufeira/Paderne, Castro Marim, Estômbar/Lagoa, Faro, Lagoa/Porches, Loulé, Loulé/Salir, Vila do Bispo/Sagres, Vila Real de Santo António/ Cacela-Velha
COORDENADAS INICIO
37.21841 -7.44183
DURAÇÃO
Dias
TIPO
Percurso de Carro, Roteiro